• Projeto experimental
  • Plataforma: Android
  • Cliente: Blue Bottle
  • Processo completo: link

Introdução

O projeto foi de caráter experimental e teve como objetivo criar um aplicativo para aproximar coffee lovers de tudo o que envolve café, desde sua extração até os diferentes métodos de preparação. O desafio foi criar um conceito embasado em pesquisas da própria marca, usuários e stakeholders e, ao final, apresentar cinco telas para um aplicativo android de uma cafeteria norte americana chamada Blue Bottle Coffee.



Processo

1. Entendendo o cliente

Nesta etapa foi imprescindível tomar conhecimento acerca do cliente e do usuário entendendo assim suas necessidades para posteriormente propor ideias, funcionalidades e soluções. A Blue Bottle Coffee, por exemplo, conceitualmente vai de encontro à empresas como Starbucks pois eleva o café a um patamar supremo, a um estilo de vida apreciado por todos que o estimam. Dada a etapa de pesquisa sobre o cliente concluída passei a me concentrar no usuário e entender seus anseios e frustrações através do mapa de empatia, disponibilizado no briefing.



2. Primeiras ideias

Com a persona em mente, criei uma lista visando atender as necessidade da minha persona, o Matt. O grande desafio nesse momento foi decidir qual peso dar ao aplicativo, se a informação ou ao ato da compra. E, após a decisão, conjugá-los mediante decisões de design. Dado o perfil da persona, cliente e algumas pesquisas optei por priorizar a informação ao invés da compra.



3. Wireframes e fluxo de navegação

Com o conceito do aplicativo claro e referências iniciais estabelecidas foi preciso organizar o fluxo de navegação do aplicativo em um sitemap (ou mapa mental) para definir a hierarquia de informação. Além disso, desenhei algumas telas do futuro em folhas de papel A4 (rabiscoframes), para posteriormente passar essas telas ao programa, dessa forma, economizando tempo.



Identidade

O moodboard, que requer conhecimentos mais técnicos da área de design, também foi montado nesta etapa.



Interface

Esta é uma das etapas mais visuais de todo o processo. Nela, é necessário transformar o esqueleto da fase anterior em um mockup esteticamente coerente — além de atrativo - ao design da marca.